segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Motor de passo com Arduíno - (Parte 03)

Uso de opto-acopladores para acionamento de Mosfet's e configuração do Arduíno para acionamento dos drives do motor de passo.

http://www.mediafire.com/view/izoy5kvruwj7iz9/diagrama%20ligacao%20arduino%20motor%20de%20passo.jpg

Segue abaixo o sketch a ser baixado o arduino
/*
acionamento motor de passo unipolar retirado impressora xerox
um passo por vez - gasta menos energia
pulso simples
full step - 1 fase
 */

void setup() {               
 
//configurando os pinos como saídas 
  pinMode(9, OUTPUT); //1a
  pinMode(10, OUTPUT);//2a
  pinMode(11, OUTPUT);//1b
  pinMode(12, OUTPUT);//2b
}

//tempo de 5 foi o que apresentou a melhor
//velocidade para o motor de scanner sem travar

//o motor da xerox com 3 nao gira
//com 4 tem a velocidade maxima
const int tempo = 4;


void loop() {
 
//sequencia
//1a - 2a - 1b - 2b - retorna
 

  digitalWrite(9, HIGH);
  digitalWrite(10, LOW);
  digitalWrite(11, LOW);
  digitalWrite(12, LOW);

  delay(tempo);              // wait for a second
 

  digitalWrite(9, LOW);
  digitalWrite(10, HIGH);
  digitalWrite(11, LOW);
  digitalWrite(12, LOW);
 
  delay(tempo);              // wait for a second


  digitalWrite(9, LOW);
  digitalWrite(10, LOW);
  digitalWrite(11, HIGH);
  digitalWrite(12, LOW);
 
  delay(tempo);              // wait for a second
 
 
 
  digitalWrite(9, LOW);
  digitalWrite(10, LOW);
  digitalWrite(11, LOW);
  digitalWrite(12, HIGH);
 
  delay(tempo);              // wait for a second
 
 




 
}

3 comentários:

  1. Muito legal! Eu quero aprender a construir router cnc, e vejo que o arduino é um caminho para isso. como seria a programação se eu quisesse fazer essa movimentação direta e inversa, com variação de velocidade/aceleração? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. tentei montar esse circuito mas não estou conseguindo. Voce pode me passar a lista de material...tipo mosfet, fotoacoplador e resistores..
    agradeço.....meu e-mail é majogstos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde
    Eu estou montando o circuito, porém quando eu instalo o resistor de pulldown o sistema opera, ou seja a carga para de funcionar.
    O que estou fazendo de errado? Obrigado

    ResponderExcluir