Olá André, excelente explicação. gostaria de saber se é possível fazer alguma modificação nessas luminárias de emergência, colocando um pequeno painel solar como fonte de energia para carregar a bateria. Caso seja possível, poderia fazer uma vídeo aula sobre o assunto?
Boa tarde André. Sua explicação de como funciona uma lâmpada de emergência e seu diagrama esquemático é excelente. Gostaria de saber quais seriam os valores para os diodos: D1,D2,D4,D5,D6 e um diodo que não tem nome mas aparece antes do diodo zener. Também gostaria de saber se o valor do resistor R6 seria o mesmo valor do resistor R3 de 2kohms. Gostaria de saber também o valor do fusível para proteção. Você teria como elaborar uma lista de material para a construção do circuito?. Se puder, agradeceria muito.
não lembro mais o original, mas poderia usar o 1n4007 em todos os diodos. R6 estava totalmente tostado. mas se não me falha a memória usei 1K no lugar. também não lembro do valor do fusível.
Parabéns pela didática, você leva jeito para ensinar.Aproveitando tenho duas luminárias deste tipo que estão pifadas, já troquei os componentes , mas continua queimando. Pretendo montar este circuito para substituir o original das luminárias que tenho. Você poderia me esclarecer se os diodos pode ser o 1n4007 e poderia me dizer qual seria o diodo "ZENER" equal o valor do resistor R6?
Boa noite André. Gostaria de saber como é definido em um projeto que tipo de transistor devo usar, npn ou pnp. O que que define o uso de um ou de outro?
Olá André, excelente explicação.
ResponderExcluirgostaria de saber se é possível fazer alguma modificação nessas luminárias de emergência, colocando um pequeno painel solar como fonte de energia para carregar a bateria.
Caso seja possível, poderia fazer uma vídeo aula sobre o assunto?
é possível.
Excluirregistrei a solicitação, quando puder faço a vídeo-aula assim que tiver os componentes para a prática.
flw
Obrigado pelo retorno. Vou ficar aguardando.
ResponderExcluirPra que serve o resistor em paralelo com o capacitor limitador de corrente? Como calculou o resistor que estava torrado?
ResponderExcluirdescarregar o capacitor quando o circuito estiver fora da tomada.
ExcluirAh, excelente o video e a explicação. Parabéns
ResponderExcluirvlw
ExcluirBoa tarde André. Sua explicação de como funciona uma lâmpada de emergência e seu diagrama esquemático é excelente. Gostaria de saber quais seriam os valores para os diodos: D1,D2,D4,D5,D6 e um diodo que não tem nome mas aparece antes do diodo zener. Também gostaria de saber se o valor do resistor R6 seria o mesmo valor do resistor R3 de 2kohms. Gostaria de saber também o valor do fusível para proteção. Você teria como elaborar uma lista de material para a construção do circuito?. Se puder, agradeceria muito.
ResponderExcluirnão lembro mais o original, mas poderia usar o 1n4007 em todos os diodos.
ExcluirR6 estava totalmente tostado. mas se não me falha a memória usei 1K no lugar.
também não lembro do valor do fusível.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pela didática, você leva jeito para ensinar.Aproveitando tenho duas luminárias deste tipo que estão pifadas, já troquei os componentes , mas continua queimando. Pretendo montar este circuito para substituir o original das luminárias que tenho. Você poderia me esclarecer se os diodos pode ser o 1n4007 e poderia me dizer qual seria o diodo "ZENER" equal o valor do resistor R6?
ResponderExcluirpode usar o 1n4007
Excluiro zener na verdade é um 104148(só percebi depois)
R6 vale 620R
tem um link para o diagrama completo na descrição do vídeo.
flw
Boa noite André. Gostaria de saber como é definido em um projeto que tipo de transistor devo usar, npn ou pnp. O que que define o uso de um ou de outro?
ResponderExcluirnão faz diferença, desde que seja devidamente polarizado.
Excluirflw
Ótima aula, Parabéns!
ResponderExcluir